alinhador dental

O que é alinhador dental?

O alinhador dental é o que tem de mais moderno nos tratamentos ortodônticos. Ortodontia é a área da odontologia responsável pela correção dos dentes na boca, sendo o alinhador dental o dispositivo que substitui o uso do aparelho convencional, com fio, bráquetes e banda.

Esse tipo de aparelho já está em uso no Brasil e ortodontistas recomendam seu uso tanto quanto o aparelho metálico. Com o alinhador dental o paciente ganha uma opção estética e saudável para cuidar da oclusão dos dentes (alinhamento da mandíbula com o maxilar, que corrige a mordida).

Assim, a odontologia prova dos seus esforços para continuar sempre aprimorando nos tratamentos ortodônticos para lidar com as diversas situações de correção dos dentes. E o mais importante de tudo, o alinhador dental é tão eficiente quanto os modelos antigos de aparelhos de dente.

Vantagens e benefícios do alinhador dental em comparação com outros aparelhos

A principal vantagem é a comodidade para o paciente durante o tratamento, pois o alinhador dental é removível. Além disso, causa menos dor e é mais fácil de limpar que os outros modelos de aparelho. E também a tecnologia permite ao alinhador dental se adaptar à tratamentos simples e complexos.

  • Aparelho metálico convencional: causa dor e dificulta a limpeza dos dentes;
  • Aparelho metálico lingual: possui bráquetes como o convencional, dificultando a limpeza. Porém, protege contra pancadas na boca;
  • Aparelho de porcelana: é confortável, invisível e moderno, mas não tanto quanto o alinhador;
  • Aparelho de safira: é parecido com o aparelho de porcelana, com vantagem no tamanho menor dos bráquetes.

No entanto, toda o procedimento será válido se o paciente cumprir suas obrigações durante o uso do alinhador dental. O principal deles são as consultas de manutenção, que também são mais práticas graças ao modelo de aparelho. Já em casa, o basta o paciente seguir as orientações do ortodontista para fazer o melhor tratamento possível.

Como funciona o alinhador dental na prática

Na questão de colocar o alinhador dental ele é parecido com o móvel, sendo removível para refeições, limpeza ou o que for preciso. Na questão de correção é ele é como um aparelho de dente metálico, puxando e empurrando os dentes para a posição certa. Outra diferencial é que esse modelo é descartável, sendo refeito de acordo com a evolução do tratamento com um molde novo. É tecnologia de ponta cuidando da saúde bucal e isso é garantia de o paciente terminar o procedimento com os dentes alinhados, bonitos e fortes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende alinhador dental: