alinhadores ortodônticos

Alinhadores ortodônticos como inovação na odontologia

Ao longo dos anos a odontologia têm evoluído em diversos aspectos, e um deles foi na área da ortodontia. Área destinada a cuidar da má oclusão, arrumar o alinhamento dos dentes para que eles fiquem melhor esteticamente e tenha um desempenho que não prejudique a saúde bucal. E uma dessas inovações chegou na forma dos alinhadores ortodônticos.

Também conhecidos como alinhadores estéticos, os alinhadores ortodônticos são compostos por um conjunto de placas transparentes, se assemelham às placas de clareamento dental, no entanto são mais firmes. Seu intuito é fazer a movimentação gradual dos dentes. O modelo surgiu e foi desenvolvido nos Estados Unidos, e somando com o Brasil hoje esse alinhador se encontra em cerca de 80 países.

Diferencial dos alinhadores ortodônticos

  • Personalizado para cada paciente;
  • Tratamento com tempo adaptado;
  • Não atrapalha a fala;
  • Fácil remoção para comer e para fazer a higienização bucal;
  • Não causa infecção na gengiva;
  • Discreto e confortável.

A tecnologia 3D entra como grande diferencial dos alinhadores ortodônticos. Cada conjunto de moldes é projetado digitalmente, e o paciente pode ter uma noção de como será o tratamento por conta da ajuda de um software 3D. Esse aparato tecnológico oferece diversas simulações de possíveis resultados do tratamento ortodôntico.

Cuidados com alinhadores ortodônticos

Por se tratar de uma série de moldes que serão trocados a cada, mais ou menos, duas semanas, é importante que o paciente que faça o tratamento com alinhadores ortodônticos não falte as consultas com o seu ortodontista. Essa manutenção presencial é essencial para que tanto o dentista quanto o paciente possam acompanhar a evolução e toda movimentação dos dentes.

Além disso, quem faz uso dos alinhadores ortodônticos possuem vantagem sobre quem usa aparelhos ortodônticos convencionais (fixo e móvel). No entanto, isso não é motivo para relaxar nos cuidados com a higiene bucal. A escovação após todas as refeições antes de recolocar o alinhador é indispensável.

Apenas um dentista especializado na área da ortodontia pode fazer uma avaliação e indicar o tratamento correto e mais adequado para cada paciente. Por isso, quem procura pelo tratamento com alinhadores ortodônticos deve buscar por um profissional qualificado em clínicas bem avaliadas e recomendadas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende alinhadores ortodônticos: