alinhadores transparentes

Qual a diferença dos alinhadores transparentes?

Os alinhadores transparentes é o que tem de mais moderno nos tratamentos ortodônticos. Essa área da odontologia é responsável pela correção da arcada dentária para que não ocorra oclusão dos dentes fique desalinhada, ou seja, quando a mandíbula e o maxilar estão tortos, causando problemas na fala, respiração e mordida.

Os alinhadores transparentes são dispositivos removíveis que tem as mesmas funções do aparelho fixo. Porém, com essa tecnologia trazida dos Estados Unidos, o dentista tem a sua disposição muito mais recursos, o que também é bom para o paciente, que tem todo seu tratamento ortodôntico mapeado por um computador. A opção pelo uso de alinhadores transparentes é decisão do paciente, que pode ser por uma questão de estética e bem-estar. Ou se preferir, o aparelho fixo metálico tem os mesmos ótimos resultados de correção.

Como funcionam os alinhadores transparentes

O primeiro passo é a consulta com o ortodontista para a realização de exames que indicam qual o tratamento deve ser feito. A partir disso os alinhadores transparentes tem vantagens em relação aos outros:

  • Descartável: o paciente constantemente vai refazer o molde do aparelho para dar sequência no tratamento, pois o alinhador se encaixa perfeitamente na arcada dentária;
  • Confortável: por ser um dispositivo removível, os alinhadores transparentes causam menos dor e ajudam na limpeza;
  • Tecnologia: passo a passo o paciente vai acompanhando a evolução do seu tratamento por meio do computador;
  • Adaptável: esse tipo de aparelho é indicado para casos simples ou complexos de má oclusão.

Cuidados com os alinhadores transparentes

Para que todo o investimento nesse tratamento seja vantajoso o paciente precisa fazer sua parte. A higienização é a parte mais importante do tratamento e da saúde bucal para toda a vida. Portanto, é necessário escovar os dentes e escovar os alinhadores transparentes, usar fio dental e enxaguantes frequentemente e não faltar as consultas de manutenção.

São dicas simples e práticas, mas que fazem toda a diferença no final do tratamento. Além disso, o paciente pode contar com a supervisão e orientação do dentista. Dessa forma, o tratamento é resultado garantido de dentes alinhados, bonitos e fortes.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende alinhadores transparentes: