aparelho estético

O que é aparelho estético?

Os aparelhos dentários, ou aparelhos ortodônticos, são dispositivos que os ortodontistas utilizam para realizar a correção dos dentes. Eles também podem ser usados para correção de fala ou correção de mordida, por exemplo. No entanto, não é todo mundo que se agrada com a ideia de ter um sorriso metálico por um tempo. É por isso que foi criado o aparelho estético.

Quem recomenda o uso de um aparelho dentário pelo paciente é o ortodontista. Geralmente, ele faz a avaliação do paciente em uma consulta, faz o diagnóstico do problema e indica se é preciso ou não usar um aparelho. Dependendo do problema, o uso do aparelho pode ser indispensável. Pode ser que seja possível, então, que o paciente recorra ao aparelho estético.

Como funciona o aparelho estético?

Com o passar dos anos, as inovações tecnológicas na área da ortodontia foram gerando novidades para os tratamentos de correção dentária. Entre essas novidades, pode ser destacado o aparelho estético, que corrige os dentes da mesma forma que o tão conhecido aparelho metálico, mas com uma aparência mais agradável.

O aparelho estético é como se fosse uma versão mais discreta do aparelho fixo metálico. Assim como o aparelho fixo metálico, o aparelho estético também pode ser indicado na maior parte dos casos de desalinhamento. Ele surgiu para ser usado por adultos, já que muitos deles não querem ter o famoso sorriso metálico depois de já terem saído da adolescência. Além disso, pode ser que a pessoa tenha uma profissão que peça por um aparelho mais discreto, como o aparelho estético.

Entre as coisas que o aparelho estético oferece, é possível destacar:

  • Um maior conforto do paciente em usar o aparelho;
  • Um impacto estético praticamente inexistente;
  • Eficiência no tratamento, assim como o fixo metálico;
  • Durabilidade e resistência.

O que mais saber sobre

Apesar de ter sido desenvolvido principalmente para uso de adultos, o aparelho estético pode ser indicado em qualquer idade. Tudo vai depender da avaliação do ortodontista. Os aparelhos ortodônticos fixos metálicos tradicionais ainda são os mais conhecidos entre os pacientes. Portanto, os aparelhos fixos estéticos acabam sendo menos comuns. Mas isso está mudando lentamente, pois a população tem se informado mais sobre o aparelho estético.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho estético: