O que é aparelho estético?
Os aparelhos dentários, ou aparelhos ortodônticos, são dispositivos que os ortodontistas utilizam para realizar a correção dos dentes. Eles também podem ser usados para correção de fala ou correção de mordida, por exemplo. No entanto, não é todo mundo que se agrada com a ideia de ter um sorriso metálico por um tempo. É por isso que foi criado o aparelho estético.
Quem recomenda o uso de um aparelho dentário pelo paciente é o ortodontista. Geralmente, ele faz a avaliação do paciente em uma consulta, faz o diagnóstico do problema e indica se é preciso ou não usar um aparelho. Dependendo do problema, o uso do aparelho pode ser indispensável. Pode ser que seja possível, então, que o paciente recorra ao aparelho estético.
Como funciona o aparelho estético?
Com o passar dos anos, as inovações tecnológicas na área da ortodontia foram gerando novidades para os tratamentos de correção dentária. Entre essas novidades, pode ser destacado o aparelho estético, que corrige os dentes da mesma forma que o tão conhecido aparelho metálico, mas com uma aparência mais agradável.
O aparelho estético é como se fosse uma versão mais discreta do aparelho fixo metálico. Assim como o aparelho fixo metálico, o aparelho estético também pode ser indicado na maior parte dos casos de desalinhamento. Ele surgiu para ser usado por adultos, já que muitos deles não querem ter o famoso sorriso metálico depois de já terem saído da adolescência. Além disso, pode ser que a pessoa tenha uma profissão que peça por um aparelho mais discreto, como o aparelho estético.
Entre as coisas que o aparelho estético oferece, é possível destacar:
- Um maior conforto do paciente em usar o aparelho;
- Um impacto estético praticamente inexistente;
- Eficiência no tratamento, assim como o fixo metálico;
- Durabilidade e resistência.