aparelho fixo transparente

Atributos do aparelho fixo transparente

Tem muita gente que precisa usar aparelho fixo mas torce o nariz para aquele aparelho fixo de metal, porque ele não é muito agradável esteticamente. É por isso que foi desenvolvido o aparelho fixo transparente, que tem quase as mesmas funções do aparelho fixo de metal, mas não é tão aparente nos dentes.

Isso é possível graças aos inúmeros avanços científicos que ocorreram na área da odontologia. Por décadas, os aparelhos ortodônticos foram ficando mais eficientes, mais modernos, menos desconfortáveis e, é claro, menos aparentes. Foi assim com o surgimento do aparelho fixo transparente, que vem com a proposta de não interferir na estética do paciente, sendo uma opção de aparelho mais discreta.

Como é o aparelho fixo transparente

O aparelho fixo transparente, assim como o aparelho fixo de metal, pode ser indicado para a maioria dos casos de correção dentária. Seu uso pode ser indicado quando há apinhamento dentário, dentes separados, mordida aberta, mandíbula desalinhada, etc. O tempo do tratamento com o aparelho fixo transparente vai variar de acordo com a complexidade e gravidade de cada caso. É por isso que o tempo de duração do tratamento pode ser mais longo para um paciente e menos longo para outro.

Os bráquetes do aparelho fixo transparentes são de coloração que se assemelha à coloração do dente e, por isso, fica quase imperceptível na boca. Pode parecer que ele é mais frágil, mas, na verdade, ele é mais moderno e muito resistente. Os bráquetes raramente quebram ou se soltam. Também não existe a possibilidade de mudança da coloração dos bráquetes, nem que eles pareçam ou fiquem manchados.

Cuidados com o aparelho fixo transparente

  • Idas regulares ao consultório, para manutenção e acompanhamento do ortodontista;
  • Atenção redobrada durante a escovação;
  • Sempre usar fio dental;
  • Evitar comer alimentos que sejam duros demais.
Todos esses cuidados devem ser tomados para que o tratamento seja feito de maneira correta. Também é preciso que o paciente sempre siga as instruções que o ortodontista passa para ele. Só assim é possível que o tratamento avance e que os resultados que serão obtidos lá no futuro sejam satisfatórios.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho fixo transparente: