aparelho odontológico transparente

Aparelho odontológico transparente: novidade na odontologia

O que muita gente quer é ter seus dentes bem retinhos para o sorriso ficar mais agradável esteticamente. O caminho para obter esse sorriso perfeito pode ser o uso de aparelhos odontológicos. Esses aparelhos também são chamados de aparelhos ortodônticos e servem para corrigir inúmeros problemas de alinhamento dos dentes. Em alguns casos, eles também podem ser usados para corrigir mordida ou até a fala.

Mas tem quem torça o nariz para esses aparelhos. Isso acontece porque o aparelho mais famoso, que é o fixo de metal, não tem uma estética tão agradável. É aí que entra o aparelho odontológico transparente.

Com os avanços e inovações odontológicos, os aparelhos foram ficando cada vez mais modernos, mais eficazes e menos incômodos. É o caso do aparelho odontológico transparente, que pode oferecer um tratamento de correção dos dentes mais discreto, já que quase nem é visível na boca.

O que é o aparelho odontológico transparente

O aparelho odontológico transparente surgiu principalmente para o uso de adultos que precisavam usar aparelho mas não queriam nada interferindo em sua estética. Ele, assim como o aparelho fixo de metal, também é fixo e também pode ser indicado para inúmeros tipos de desalinhamento dentário. Apesar de ter surgido por uma demanda dos adultos, pessoas mais novas também podem usar se o ortodontista indicar. Tudo vai depender do caso e da avaliação do profissional.

Os bráquetes do aparelho odontológico transparente são de coloração que se assemelham à coloração dos dentes, fazendo com que eles não sejam tão perceptíveis. É como se o aparelho transparente fosse uma versão mais discreta do aparelho fixo de metal.

Há muitas vantagens em usar o aparelho odontológico transparente. Além da aparência estética mais agradável, ele também é super resistente. Ao contrário do que muita gente pode achar, os bráquetes raramente se soltam ou quebram com esse tipo de aparelho. Os bráquetes, também contrariando o que parece, não mancham nem mudam a coloração.

Cuidados com o aparelho odontológico transparente

Como com todo aparelho, é preciso tomar cuidado com o aparelho odontológico transparente. Por ser um aparelho fixo, há risco de acúmulo de resíduos da alimentação, o que pode provocar cáries e placa. Alguns cuidados que devem ser tomados são:

  • Escovar bem os dentes;
  • Não esquecer o fio dental;
  • Evitar alimentos extremamente duros;
  • Ir regularmente ao consultório para fazer o acompanhamento e a manutenção.
Em relação a quanto tempo o tratamento pode levar, isso vai depender de várias coisas, entre elas a complexidade do caso do paciente. O ortodontista irá avaliar a situação e indicar se o uso do aparelho é necessário e que modelo de aparelho vai ser. Então, ele pode fazer uma estimativa de quanto tempo o paciente terá que usar o aparelho, com pequenas variações podendo ocorrer de acordo com a resposta do organismo do paciente e os cuidados tomados.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho odontológico transparente: