aparelho ortodôntico transparente

Papel do aparelho ortodôntico transparente

O caminho para alcançar o sorriso bonito que todo mundo quer, muitas vezes, é o uso de aparelhos ortodônticos. Esses aparelhos, também chamados de aparelho dental ou odontológico, são usados por ortodontistas no tratamento de correção dos dentes. O mais famosos, com bráquetes metálicos, muitas vezes não é muito bem visto. Tem muita gente que não quer exibir um sorriso metálico. E é aí que entra o aparelho ortodôntico transparente.

O aparelho ortodôntico transparente pode ser uma opção de aparelho à qual as pessoas ofereçam menos resistência. Afinal, há muitos adultos que querem um tratamento mais discreto, que não aparece muito no seu sorriso. De estética mais agradável, o aparelho ortodôntico transparente é como se fosse uma versão menos aparente do aparelho metálico fixo.

O que é o aparelho ortodôntico transparente

Assim como o aparelho fixo de metal, o aparelho ortodôntico transparente também é fixo. Ele apresenta bráquetes de outros materiais, que têm coloração semelhante à coloração dos dentes, ficando quase imperceptíveis na boca do paciente. As situações em que esse tipo de aparelho é indicado também são semelhantes às situações em que se indica o aparelho fixo de metal. Entre elas, está: apinhamento dos dentes, mordida cruzada, mordida aberta, entre outras.

As vantagens de usar o aparelho ortodôntico transparente são muitas. É possível citar:

  • Muita resistência;
  • Bráquetes que se mantêm da mesma cor e não mancham;
  • Resultados satisfatórios;
  • Quase nenhum impacto estético, já que ele fica quase imperceptível.

O tempo do tratamento em que o paciente terá que ficar com o aparelho ortodôntico transparente pode variar muito. Isso vai depender de inúmeros fatores, como, por exemplo, qual é a complexidade do caso do paciente. A situação da boca e dos dentes do paciente podem pedir por mais ou menos tempo de uso.

Cuidados com o aparelho ortodôntico transparente

Assim como todos os outros aparelhos, o aparelho ortodôntico transparente deve ser tratado com cuidado. O paciente deve fazer o que o ortodontista orientar. Além disso, ele precisa fazer o acompanhamento com o profissional, indo regularmente a consultas no consultório para a manutenção.

Por ser um modelo de aparelho fixo, é preciso tomar vários cuidados. É preciso estar atento à higiene bucal, pois é fácil que haja acúmulo de resíduos nos bráquetes, o que pode formar placa e tártaro. Também é preciso evitar alimentos extremamente duros, pois eles podem danificar o aparelho.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico transparente: