aparelho para bruxismo

Quem deve utilizar o aparelho para bruxismo

A utilização de aparelho para bruxismo é uma das opções de tratamento para um transtorno que é caracterizado pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma excessiva e involuntária. A maior parte dos movimentos acontece durante o sono do paciente, mas, em alguns casos, é possível notar a movimentação involuntária dos dentes com a pessoa acordada. As causas para esse transtorno ainda não foram totalmente definidas, mas alguns aspectos podem contribuir para o desenvolvimento do quadro.

Entre os sintomas desse distúrbio, os mais comuns são o ranger e o apertar dos dentes (que podem ocasionar ruídos), desgaste nos dentes (causando achatamento e fraturas), sensibilidade dentárias, dores na mandíbula e na face, dores de cabeça, entre outros. Motivados por esses sinais de alerta, os pacientes devem consultar um clínico geral ou odontologista para realizar o diagnóstico e dar início ao tratamento, que pode envolver a utilização do aparelho para bruxismo.

Como funciona o aparelho para bruxismo

O tratamento para o bruxismo é fundamental para evitar as consequências aos dentes, como o desgaste, que pode ocasionar a exposição de camadas mais profundas e vulneráveis da arcada dentária, além de aliviar as dores. O aparelho para bruxismo é uma das alternativas de tratamento para esse problema, e tem como objetivo impedir o contato involuntário dos dentes, que promove a ação de ranger e apertar de forma prejudicial. O aparelho confeccionado serve como uma espécie de mordedor que se encaixa na arcada superior ou inferior.

Além da utilização do aparelho para bruxismo, é possível tratar esse distúrbio reduzindo alguns aspectos externos que podem intensificar o problema. Entre eles, estão fatores como:

  • Distúrbios do sono;
  • Ansiedade e estresse;
  • Distúrbios neurológicos;
  • Alinhamento anormal das arcadas dentárias.

Conhecido como aparelho miorrelaxante, o aparelho para bruxismo deve ser utilizado durante o sono, ocasião onde a movimentação involuntária dos dentes ocorre de forma mais intensa. A função do aparelho é proteger os dentes e impossibilitar a movimentação dos músculos de mastigação durante o sono, fazendo com que o paciente perca o hábito indesejado. É possível encontrar aparelhos do tipo macie (poliéster), semirrígido (plástico) e rígido (acrílico).

Confecção do aparelho

Em relação ao formato do aparelho para bruxismo, a sua confecção é realizada de acordo com o formato da arcada dentária de cada paciente, de forma que a sua utilização se mostre totalmente adaptável e confortável. Caso o paciente apresente os sinais característicos do bruxismo (ranger e apertar os dentes involuntariamente) quando acordado, a utilização do aparelho durante o dia deve ser solicitada pelo dentista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho para bruxismo: