aparelho transparente

Quem pode utilizar o aparelho transparente

A utilização de um aparelho transparente é uma excelente alternativa para os pacientes que necessitam de correções na arcada dentária, garantindo ótimos resultados assim como aconteceria no caso da utilização do aparelho ortodôntico convencional, mas com o diferencial de ser um objeto discreto e esteticamente mais agradável. Muitos pacientes acabam buscando opções de clínicas e consultórios odontológicos que ofereçam esse serviço.

É fundamental que os pacientes realizem a consulta com um profissional de confiança e que possa garantir a segurança do tratamento e a qualidade dos resultados esperados com a utilização do aparelho transparente. Entre as causas mais comuns para que os pacientes sejam orientados a utilizar esse tipo de aparelho, assim como o convencional, estão dentes separados e a mordida cruzada ou aberta.

Como é o aparelho transparente e suas vantagens

A confecção do aparelho transparente é bastante semelhante à do aparelho metálico, sendo que os bráquetes serão confeccionados em um material cristalino, daí o nome de aparelho transparente. Como não possui coloração, o material acaba sendo mais discreto, passando quase despercebido para o paciente e para as pessoas ao seu redor. Entre as vantagens que esse material de tratamento oferece, é possível destacar:

  • Alta resistência;
  • Segurança ao mastigar;
  • Não sofre alterações na coloração;
  • Menos chances manutenção por danos.

Ao realizar a consulta com um dentista, o paciente será avaliado e o diagnóstico será definido. Após a realização de exames complementares, que envolvem exames de radiografia e a realização de um molde da arcada dentária superior e da inferior, o profissional poderá determinar o plano de tratamento, que deve incluir uma previsão de quanto tempo o paciente deverá utilizar o aparelho.

Cuidados e higiene bucal

O paciente que faz uso do aparelho transparente ou de algum outro tipo de aparelho ortodôntico deve redobrar os cuidados com a higiene bucal, que pode ficar comprometida nas regiões onde o aparelho está fixado, facilitando o acúmulo de resíduos. É fundamental que o paciente mantenha a escovação em dia e faço de uso do fio dental, que pode ser utilizado com o auxílio de um passa fio. Vale lembrar que no mercado é possível encontrar escovas de dente e outros acessórios próprios para facilitar a higiene bucal dos usuários de aparelho.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho transparente: