aparelhos alinhadores

O que são os aparelhos alinhadores e seus diferenciais

A utilização dos aparelhos alinhadores pode ser uma alternativa ao uso dos aparelhos ortodônticos convencionais, apresentando a mesma qualidade de resultados, porém em um tempo mais reduzido de tratamento. Além disso, esse tipo de aparelho não precisa ser fixado aos dentes e é transparente, fatores que facilitam a higienização dos dentes e acabam fazendo com que o aparelho quase não seja percebido.

A indicação de uso dos aparelhos alinhadores deve ser definida pelo dentista responsável pelo tratamento. É preciso que cada paciente seja avaliado de forma individual e realize exames radiográficos, por exemplo, para que o diagnóstico seja definido com precisão e o plano de tratamento possa ser traçado. Em alguns casos, o tratamento pode ser um pouco mais difícil e os alinhadores nem sempre serão a melhor opção, por isso a importância de consultar o dentista em primeiro lugar.

Quais as vantagens dos aparelhos alinhadores

Os aparelhos alinhadores podem levar uma série de benefícios aos pacientes que possuem dentes desalinhados e mordida do tipo aberta ou cruzada. Esses aparelhos ortodônticos são considerados pelos dentistas e pelos pacientes:

  • Discretos;
  • Removíveis;
  • Confortáveis;
  • Não restringem a alimentação.

Além da aparência estética mais agradável, o fato dos aparelhos alinhadores serem removíveis facilita a higienização dos dentes e não restringem a alimentação dos pacientes, já que podem ser removidos nesses momentos. Além disso, o material é maleável e, assim como acontece com os aparelhos convencionais, a confecção desse modelo é realizada sob medida, seguindo o molde da arcada dentária dos usuários.

Outra grande vantagem oferecida pela utilização dos aparelhos alinhadores para tratamentos ortodônticos é a possibilidade que o ortodontista tem de realizar o planejamento e de acompanhar as diferentes etapas do tratamento de forma virtual, facilitando a visualização e o acompanhamento da evolução do quadro dos pacientes. Esses aspectos são importantes para garantir o sucesso do tratamento corretivo.

Paciente deve estar comprometido com o tratamento

Os aparelhos alinhadores devem ser trocados de acordo com o período de uso estabelecido pelo dentista. Além disso, como se trata de um aparelho que não está fixado aos dentes, vale ressaltar que os resultados esperados com o tratamento apenas serão alcançados caso o paciente esteja totalmente comprometido com o tratamento e faça uso do acessório durante a quantidade de horas que for determinada pelo dentista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelhos alinhadores: