aparelhos ortodônticos estéticos

O que são aparelhos ortodônticos estéticos

Os aparelhos ortodônticos estéticos são uma alternativa ao uso dos aparelhos ortodônticos metalizados convencionais, que acabam trazendo desconfortos estéticos aos pacientes. A função desse tipo de aparelho é promover a correção da posição dos dentes, seja para fins estéticos ou funcionais. A correção é realizada porque o aparelho possibilita a movimentação controlada dos dentes, para que o resultado esperado seja obtido em segurança.

O tempo necessário para que o a posição dos dentes seja corrigida varia de acordo com a grau de comprometimento dos dentes. Para saber com precisão como será o tratamento e se o uso de aparelhos ortodônticos estéticos é uma opção, os pacientes devem consultar um ortodontista, que é o profissional responsável por esse tipo de tratamento. Durante a consulta, o profissional deve prever o tempo de tratamento e orientar os pacientes sobre a colocação do aparelho.

Cuidados com os aparelhos ortodônticos estéticos

Os aparelhos ortodônticos estéticos, assim como os convencionais, podem ser fixos e removíveis, e têm a função de corrigir dentes tortos e desalinhados, mas a principal diferença está em sua confecção: os aparelhos estéticos são fabricados com materiais transparentes, que deixam o sorriso dos pacientes com uma estética mais agradável. Em relação aos cuidados com o aparelho, os principais são:

  • Consultar o dentista regularmente, seguindo o tratamento;
  • Cuidados com a preservação e a limpeza dos aparelhos móveis;
  • Higiene redobrada (uso de fio dental e escova própria para aparelhos);
  • Cuidados com a textura e composição dos alimentos (que podem danifica o aparelho).

Em relação aos materiais que são utilizados na composição dos aparelhos ortodônticos estéticos, os mais comuns são o policarbonato (coloração mais opaca), a safira (mais translúcida e cara) e a porcelana (que é altamente resistente e possui coloração semelhante natural dos dentes), em substituição ao metal, e a escolha do material pode alterar os valores cobrados pela confecção do aparelho e sua aplicação.

Sensibilidade é esperada durante o tratamento

Durante a utilização de aparelhos ortodônticos estéticos, é comum que os pacientes sintam os dentes mais sensíveis e doloridos, sintomas ocasionados pela movimentação provocada pelo aparelho. Além disso, é possível perceber os dentes mais amolecidos e até bambos. Apesar de serem comuns, esses sinais devem ser acompanhados pelo dentista, que deve avaliar se o andamento do tratamento está sendo realizado de maneira adequada e segura.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelhos ortodônticos estéticos: