clareamento a laser

Clareamento a laser: qual o objetivo dessa técnica?

O clareamento a laser é uma das técnicas utilizadas para promover o branqueamento dos dentes e retomar a sua coloração original, que é perdida ao longo do tempo, principalmente quando o paciente mantém hábitos negativos, como é o caso do consumo excessivo de refrigerantes, chá, cafés, doces e outros tipos de alimentos que possuem uma grande concentração de pigmentos e corantes.

O clareamento a laser tem como objetivo promover a quebra das partículas que formam os pigmentos causadores das manchas e escurecimento que atingem os dentes. Esse método de clareamento só pode ser realizado em um consultório, para garantir que o paciente esteja protegido (protetor interno) e em segurança. Antes de optar por esse tipo de tratamento, vale a pena conhecer um pouco mais sobre como esse procedimento é realizado.

Como é feito o clareamento a laser

O clareamento a laser é um procedimento bastante seguro e eficiente, mas é preciso respeitar as orientações do dentista em relação às contraindicações:

  • Crianças, grávidas e lactantes;
  • Pacientes com dentes cariados;
  • Pacientes com problemas periodontais;
  • Pacientes que apresentam sangramento na gengiva.

Durante o clareamento a laser, o dentista aplica sobre os dentes do paciente uma concentração mais elevada do agente químico conhecido como gel clareador, em comparação ao que é utilizado no clareamento caseiro, por exemplo. Após a aplicação do clareador, o dentista utiliza um equipamento a laser que tem como objetivo potencializar a ativação do produto, que reage quimicamente produzindo oxigênio para quebrar as partículas.

O número de sessões indicadas pode variar conforme a profundidade das manchas, e os primeiros resultados já podem ser visualizados na primeira aplicação. Após a realização do procedimento, é comum que o paciente apresente sensibilidade, então é recomendado que evitem alimentos que possam potencializar essa sensação, como é o caso de alimentos e bebidas extremamente quentes e gelados.

Dicas de segurança do paciente

É fundamental que o clareamento a laser seja realizado por um profissional que possua conhecimento e experiência no mercado. Além disso, o consultório onde o tratamento será aplicado deve possuir a estrutura adequada para que o paciente esteja protegido durante todo o processo. A utilização inadequada do laser pode ocasionar ferimentos, por esse motivo, os pacientes devem ficar atentos ao uso de equipamentos de segurança, como protetor interno e óculos especial.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clareamento a laser:



clareamento a laser
clareamento a laser