clareamento dental em casa

Para que serve o clareamento dental em casa

Para recuperar a coloração original dos dentes é possível que os pacientes realizem o clareamento dental em casa, seguindo a orientação profissional do dentista. A técnica utiliza agentes clareadores que agem nos dentes para devolver a aparência original dos dentes escurecidos, que podem ser afetados pelo desgaste do esmalte e pela ação de fatores como consumo de determinados alimentos e bebidas, como café, refrigerantes e corantes.

Em alguns casos, os pacientes optam pela utilização de métodos caseiros para realizar o clareamento, além da utilização de cremes dentais que prometem promover o branqueamento dos dentes. Apesar disso, a melhor alternativa é consultar a orientação de um profissional para saber mais sobre a opção de realizar o clareamento dental em casa de maneira segura e com resultados de alta qualidade.

Como é feito o clareamento dental em casa

O processo de preparação e aplicação do clareamento dental em casa consiste nas seguintes etapas:

  • Avaliação inicial;
  • Confecção dos moldes;
  • Confecção da moldeira de acetato;
  • Registro da situação atual dos dentes;
  • Profilaxia dos dentes;
  • Entrega do gel clareador e orientação de uso.

Durante a consulta, o dentista deve realizar uma avaliação rigorosa da saúde bucal do paciente para constatar a presença de problemas odontológicos como cáries, problemas na gengiva, dentes afetados por algum agente abrasivo ou erosivo, entre outros. Caso não seja diagnosticada nenhuma alteração que possa impedir o clareamento, o processo é iniciado sob a orientação do profissional.

Após a limpeza dos dentes e da gengiva, é realizada a confecção dos moldes superior e inferior dos dentes, que são importantes para que o gel clareador possa ser aplicado e colocado em contato com os dentes durante o clareamento dental em casa. A permanência do produto em contato com os dentes é determinada pelo dentista. Com o registro em fotos da aparência dos dentes antes da aplicação do gel clareador é possível acompanhar a evolução e o resultado do tratamento, que possui um tempo de duração que pode variar conforme o objetivo.

Dicas para manter os resultados por mais tempo

É importante ter em mente que o resultado do clareamento dental em casa e do clareamento realizado em consultório somente será mantido caso os pacientes adotem medidas preventivas, evitando o consumo de alimentos e bebidas pigmentadas e o hábito de fumar. Além disso, é preciso seguir a rotina de higiene bucal que envolve a escovação, o uso de fio dental e a utilização de produtos específicos para manter os dentes brancos e saudáveis.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clareamento dental em casa:



clareamento dental em casa
clareamento dental em casa