clareamento dental lentes de contato

O que é clareamento dental lentes de contato e quando fazer

O clareamento dental lentes de contato é um tipo de procedimento odontológico utilizado em pacientes que apresentam dentes amarelados e manchados, sinais causados por fatores como o tabagismo, resinas muito antigas, consumo excessivo de alimentos e bebidas com corantes e o envelhecimento dos dentes. A indicação para esse tipo de clareamento deve ser feita pelo dentista e pode depender do caso e da escolha do paciente.

As principais indicações para o clareamento dental lentes de contato ocorrem quando o paciente apresenta, além das manchas, outros tipos de imperfeições nos dentes, como dentes com formatos e tamanhos irregulares, dentes desgastados, fissurados, entre outros. Por isso, a melhor forma de saber se o clareamento com lentes de contato é a melhor opção é consultar um dentista especializado nesse tipo de tratamento.

Como funciona o clareamento dental lentes de contato

O clareamento dental lentes de contato deve ser realizado no consultório do dentista. As etapas que envolvem o procedimento são:

  • Análise dos dentes;
  • Confecção dos moldes;
  • Fabricação da lente definitiva;
  • Desgaste dos dentes e colagem da lente.

É preciso lembrar que, caso o paciente possua dentes muito escurecidos e manchados, a utilização do clareamento dental lentes de contato pode não ser a melhor alternativa. Isso porque o material utilizado costuma ser mais transparente, logo, a coloração escurecida do dente poderá ser percebida mesmo abaixo da lente de contato. Nesses casos, o dentista pode recomendar que o paciente realize o clareamento convencional antes da lente.

O clareamento dental lentes de contato é um procedimento odontológico que pode não ser recomendado para os pacientes que apresentam condições mais sérias como é o caso de dentes amolecidos, doenças periodontais e bruxismo, por exemplo, transtornos que enfraquecem os dentes e podem danificar as lentes, caso sejam colocadas sem que as doenças sejam controladas anteriormente.

Quanto custa o clareamento lentes de contato

O clareamento dental lentes de contato é um tratamento que costuma ser mais caro do que os clareamentos convencionais (a laser e caseiro). A porcelana, que é o material mais utilizado para confeccionar as lentes, é um produto mais caro. Em compensação, as lentes de porcelana são mais resistentes e duram mais. Para garantir que as peças estejam sempre em qualidade, é fundamental que os pacientes consultem o dentista regularmente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clareamento dental lentes de contato: