clareamento nos dentes

Qual a função o clareamento nos dentes

O clareamento nos dentes é um procedimento odontológico que tem como objetivo restaurar a coloração natural dos dentes, que é alterada devido ao envelhecimento, que promove o desgaste dental e a exposição de camadas mais vulneráveis, e também pelos hábitos dos pacientes, como é o caso do consumo excessivo de bebidas e alimentos que possuam corantes e pigmentos, e o tabagismo.

É possível promover o clareamento nos dentes de diferentes formas, mas é preciso, em primeiro lugar, consultar um dentista para que ele possa avaliar caso a caso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente. Em alguns casos, as pessoas optam pela realização de tratamentos caseiros sem orientação profissional, o que pode desgastar e prejudicar gravemente a estrutura dos dentes.

Como é feito o clareamento nos dentes

Para realizar o clareamento nos dentes o dentista deve aplicar sobre a superfície dos dentes uma formulação ácido em formato de gel clareado, que será ativada através de um processo químico que irá promover a liberação de oxigênio. Após a liberação do oxigênio ocorre a quebra das partículas dos pigmentos que são responsáveis pelo surgimento das manchas e do escurecimento dos dentes.

Como forma de garantir a segurança do clareamento nos dentes, pessoas que apresentam algumas condições específicas devem informar o dentista sobre a situação para que ele possa avaliar se o tratamento é indicado ou não. Entre os casos que devem ser avaliados com mais cautela estão:

  • Pacientes gestantes ou lactantes;
  • Pacientes com muitas restaurações;
  • Pacientes quimioterápicos ou radioterápicos;
  • Pacientes com sensibilidade ou gengiva irritada.

As técnicas mais conhecidas para realizar o clareamento nos dentes são o clareamento a laser, o clareamento caseiro sob orientação do dentista e o clareamento feito com a utilização de cremes dentais específicos para essa finalidade. Em todos os casos, os pacientes devem seguir as orientações profissionais para que o procedimento seja realizado em segurança, evitando a corrosão dos dentes e queimaduras, que podem ser causadas pelos equipamentos a laser.

Dicas para garantir os resultados

Para garantir a durabilidade dos resultados do clareamento nos dentes e evitar a formação de novas manchas, é preciso que os pacientes abandonem os antigos hábitos que foram responsáveis pelo escurecimento dos dentes, como é o caso do tabagismo e do consumo de bebidas pigmentadas, como refrigerantes, chás e café, e dos alimentos com grande quantidade de corantes, por exemplo.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clareamento nos dentes: