clarear os dentes

Quem realiza o tratamento para clarear os dentes

A aneira mais segura para clarear os dentes é procurar orientação de um profissional especializado. Pode parecer óbvio para a maioria das pessoas, mas existem muitos casos onde os pacientes acabam utilizando medidas caseiras para promover o clareamento dos dentes, sem a orientação de um dentista qualificado, o que pode acabar trazendo sérios riscos e danos para a saúde e a qualidade dos dentes.

Ao consultar um dentista profissional, o paciente será avaliado e o dentista poderá apresentar as diferentes opções de tratamento para clarear os dentes de maneira segura e eficiente. Essa avaliação é importante para que o especialista possa detectar possíveis condições odontológicos que inviabilizem a aplicação do clareamento antes que sejam tratadas adequadamente, e indica qual será o tipo de clareamento mais indicado.

Diferentes métodos para clarear os dentes

Entre as diferentes maneiras encontradas para clarear os dentes, as mais utilizadas são o clareamento a laser, o clareamento caseiro sob orientação profissional, a utilização de cremes dentais que possuam propriedades clareadoras e a aplicação de facetas. O escurecimento dos dentes pode ser ocasionado por diferentes fatores e hábitos de conduta dos pacientes. Em resumo, é possível dizer que as manchas nos dentes são causadas por:

  • Hábito de fumar;
  • Consumo de alimentos pigmentados;
  • Consumo de bebidas escuras e coloridas artificialmente;
  • Envelhecimento e exposição das camadas vulneráveis dos dentes.

Em relação aos tipos de tratamento para clarear os dentes, o clareamento a laser ainda é o mais procurado. Nesse método, o profissional aplica um produto clareados que é ativado pela luz do laser e já na primeira sessão é possível notar a diferença. No caso do clareamento caseiro, o dentista entrega ao paciente uma moldeira de silicone e um gel clareador, que devem ser colocados sobre os dentes por um determinado período de tempo.

Também é possível clarear os dentes utilizando cremes dentais específicos para essa finalidade, mas é importante que o dentista seja consultado para orientar sobre o produto mais indicado para cada caso. Além disso, é possível aplicar nos dentes uma faceta de porcelana ou resina, que funciona como uma espécie de capa que protege os dentes e encobre manchas e outras imperfeições.

Sensibilidade e riscos para os dentes

O processo que é utilizado para clarear os dentes pode ocasionar uma certa sensibilidade, que deve ser controlada em pouco tempo. Quando não realizado com o auxílio de um profissional, pode causar um desgaste excessivo do esmalte dos dentes, o que deixaria a saúde bucal dos pacientes bastante vulnerável e suscetível ao aparecimento de outras condições odontológicas mais graves e incômodas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clarear os dentes:



clarear os dentes
clarear os dentes