dente lente de contato

O que é um dente lente de contato

O dente lente de contato é utilizado como procedimento odontológico para pacientes que possuem algum tipo de imperfeição nos dentes, como espaçamento, fissuras, desgastes, manchas, tamanho e formato irregular, entre outros. A lente de contato pode ser fabricada com material do tipo resina ou porcelana e oferece, além da melhoria estética do sorriso, um aspecto bastante natural e eficiente.

Para que o resultado obtido seja o mais natural possível, a confecção do dente lente de contato é realizada de forma personalizada. O dentista analise as características do paciente, em relação ao formato do rosto e dos dentes, confecciona um molde onde define o tamanho, o formato e a coloração e, posteriormente, enviar o modelo para que um especialista possa fabricar a lente definitiva, que será colada aos dentes.

Características do dente lente de contato

A colocação do dente lente de contato é simples e prática, mas pode exigir que o dentista realize um pequeno desgaste nos dentes, possibilitando o encaixe de maneira adequada. A porcelana é uma das matérias-primas mais indicadas para a confecção das lentes, porque é um produto resistente e que possui boa durabilidade, compensando o valor um pouco mais elevado, em comparação com a resina, por exemplo.

Para cuidar do dente lente de contato e dos dentes regulares, os pacientes devem seguir as recomendações básicas de saúde bucal e higiene:

  • Utilizar fio dental;
  • Escovar os dentes diariamente;
  • Consultar o dentista regularmente;
  • Consumo moderado de alimentos açucarados e pigmentados.

Casos onde os pacientes apresentam condições como, dentes muito fragilizados, com um grau elevado de escurecimento ou que sofram com bruxismo (condição onde o paciente range e aperta os dentes de maneira excessiva), a utilização do dente lente de contato não é recomendada, porque pode agravar os quadros e ser danificada de alguma forma, caso o paciente aperte muito forte os dentes.

Onde colocar o dente lente de contato

A colocação do dente lente de contato, apesar de possibilitar um resultado rápido e eficiente, é um procedimento que pode provocar o desgaste dos dentes, por esse motivo, é essencial que os pacientes procurem colocar o acessório em locais que sejam de confiança e que possuam uma boa reputação. Além disso, a qualificação e a experiência do dentista que fará o tratamento podem influenciar a segurança e a qualidade dos resultados.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dente lente de contato: