faceta dental

Para que serve uma faceta dental

A faceta dental é um tipo de prótese dentária que é colocada na superfície frontal dos dentes com o objetivo de corrigir e camuflar falhas e imperfeições, como é o caso de dentes trincados, desgastados, manchados, de tamanho considerado muito pequeno, dentes desalinhados, com espaçamento, entre outros. A colocação desse tipo de acessório é bastante útil porque promove uma solução segura, rápida e eficiente para os pacientes.

O revestimento promovido pela faceta dental, contribui para que os pacientes saiam comum sorriso mais harmônico e, ao mesmo tampo, de maneira natural. Para que as facetas sejam colocadas nos pacientes, o primeiro passo é consultar um dentista especializado para que ele possa avaliar o paciente e estudar o formato e o tamanho das arcadas dentárias superior e inferior. Apenas depois dessa análise é que ocorre a confecção do material.

Como a caceta dental é produzida

Funcionando como uma espécie de capa para os dentes, a faceta dental pode ser fabricada com a utilização de materiais como a resina e a porcelana. No caso da resina, o preço costuma ser mais barato e a aplicação ocorre de maneira mais fácil. Já as facetas de porcelana acabam sendo um pouco mais caras, em compensação, são muito mais resistentes e duráveis. Para garantir que a aplicação da faceta seja realizada em segurança, é preciso considerar:

  • A reputação do local;
  • A localização do local;
  • A qualidade do material utilizado;
  • A qualificação e a experiência do profissional.

Para que a faceta dental possa ser aplicada sobre os dentes, é preciso que o dentista realize um desgaste nos dentes que serão tratados. Caso o desgaste não seja tão profundo, não é preciso utilizar anestesia, mas, caso seja necessário desgastar com mais profundidade os dentes, o paciente deve ser submetido a uma anestesia local para evitar desconfortos e incômodos durante a colocação do produto.

Dicas para cuidar das facetas

As orientações de cuidado com a faceta dental são as mesmas que devem ser seguidas pelos pacientes que não fazem uso do acessório. É preciso garantir que o dentista seja consultado com regularidade, que os dentes sejam escovados de maneira correta e diária, e que o consumo de doces e bebidas que possuam grande quantidade de açúcar e pigmentação seja realizado de maneira moderada, evitando a formação de manchas e o aparecimento de novos problemas odontológicos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende faceta dental: