faceta dentaria

O que é uma faceta dentaria

A faceta dentaria, também conhecida como lente de contato dentária, é um dispositivo utilizado para cobrir as faces dos dentes que foram prejudicados por algum problema odontológico. As facetas podem ser confeccionadas com resina ou porcelana e funcionam como um tipo de capa que é colada na região frontal dos dentes que estão trincados, manchados, espaçados ou desalinhados.

Para que a faceta dentaria seja aplicada, é preciso que o paciente consulte um dentista para realizar o desgaste do dente, permitindo que a faceta seja encaixada de maneira adequada. As facetas, além de proporcionarem uma melhora no aspecto visual dos dentes, também atuam como uma proteção ao desgaste e diminuem o acúmulo de resíduos alimentícios e placa bacteriana, que podem causar uma série de transtornos.

Como aplicar a faceta dentaria

A faceta dentaria pode ser uma excelente alternativa de tratamento para solucionar diferentes tipos de condições odontológicas, como é o caso de:

  • Dentes separados;
  • Dentes danificados;
  • Dentes muito pequenos;
  • Dentes manchados e escurecidos.

Durante a avaliação clínica, o dentista deve avaliar as condições de saúde bucal do paciente, observando se não há presença de aspectos que possam inviabilizar a utilização da faceta dentaria. Entre as contraindicações para a utilização do acessório, destacam-se: dentes enfraquecidos, má oclusão dental, dentes sobrepostos, desgaste excessivo do esmalte dos dentes, bruxismo, cáries, entre outros que devem ser avaliados pelo dentista.

A faceta dentaria feita com resina é um produto mais barato e fácil de ser aplicado. Já as facetas produzidas com material de porcelana são mais caras, porém mais resistentes e duráveis, além de ser mais fácil de promover uma aproximação a coloração natural dos dentes do paciente. Apesar das diferenças, em ambos os casos é possível obter resultados de qualidade e em segurança.

Cuidados com os dentes e a faceta

Para garantir uma boa saúde bucal, os pacientes que utilizam a faceta dentaria, assim como os pacientes que não apresentam nenhum tipo de problema odontológico, devem manter hábitos de higiene como escovar os dentes todos os dias (especialmente após as refeições), utilizar fio dental, consultar o dentista regularmente, além de evitar o consumo em excesso de alimentos adocicados e de cigarro.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende faceta dentaria:



faceta dentaria
faceta dentaria