facetas de porcelana

O que são as facetas de porcelana

As facetas de porcelana são acessórios odontológicos utilizados para recuperar a aparência dos dentes que estão danificados, lascados, manchados, escurecidos ou então que apresentam um tamanho considerado muito pequeno em pessoas adultas. Como o próprio nome sugere, essas facetas são confeccionadas com material de porcelana e possuem a vantagem de recriar a aparência natural dos dentes.

Para saber se as facetas de porcelana são a melhor alternativa, os pacientes devem consultar a opinião de um dentista especializado. O profissional deve avaliar a saúde bucal do paciente, averiguando a presença de algum outro tipo de patologia, como cáries, gengivite e outros problemas que deverão ser tratados antes da colocação das facetas. Após a avaliação, o dentista poderá orientar os pacientes sobre o procedimento e os cuidados necessários.

Como colocar as facetas de porcelana

A aplicação das facetas de porcelana é um procedimento que traz bastante vantagens para os pacientes, além de promover uma excelente melhora estética na aparência dos dentes, de maneira rápida, segura e eficiente. Entre os benefícios desse modelo de acessório, os mais importantes são:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Baixa manutenção;
  • Rapidez no tratamento.

Em relação a colocação, após a confecção das facetas de porcelana é preciso verificar se elas estão totalmente adequadas ao paciente. Casos estejam de acordo, o primeiro passo é promover um certo desgaste na região frontal dos dentes para realizar a aplicação das facetas. Quando o desgaste é mais leve, não há necessidade de anestesia, mas, se o desgaste atingir a dentina, a colagem deve ser realizada com o paciente sob anestesia local. Esse procedimento costuma durar duas sessões, entre a preparação e a aplicação das facetas.

Dicas para cuidar das facetas

Os cuidados com as facetas de porcelana devem ser seguidos de maneira semelhante ao cuidado com os dentes regulares. É preciso manter a escovação diária, fazer uso de fio dental e cremes dentais que possuam flúor não abrasivo. Além disso, é importante que os pacientes limitem o consumo de alimentos e bebidas que possam causar manchas nos dentes, apesar da resistência das facetas, e consultar com regularidade o consultório odontológico.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende facetas de porcelana: