lente de contato bucal

O que é uma lente de contato bucal

A lente de contato bucal, também conhecida como lente de contato para os dentes, é um acessório utilizado para promover uma série de melhorias estéticas nos dentes. A lente de contato é uma fina camada de um material feito de porcelana ou resina, que encapa a região frontal dos dentes, com o objetivo corrigir o formato irregular e o tamanho inadequado dos dentes e disfarçar problemas como manchas, desgastes e pequenas perfurações.

A utilização da lente de contato bucal deve ser orientada por um dentista especializado, já que o material será confeccionado sob medida, respeitando as características das arcadas dentárias dos pacientes, assim como o formato do rosto, tudo para que o resultado final seja bastante natural e harmônico, promovendo um sorriso mais bonito e levantando a autoestima dos pacientes submetidos ao tratamento.

Como a lente de contato bucal é feita

Em uma primeira consulta, o dentista deve avaliar as condições de saúde bucal do paciente e entender quais são as suas necessidade e expectativas. Após esse primeiro momento, o dentista deve fazer um molde dos dentes do paciente, que será enviado posteriormente para um protético, que é o profissional responsável pela confecção do material final. Esse processo é necessário para garantir que as lentes ofereçam:

  • Bom encaixe;
  • Boa coloração;
  • Alta durabilidade;
  • Excelente resistência.

Com o produto finalizado, para que a lente de contato bucal possa ser encaixada com facilidade e de maneira adequada, pode haver a necessidade de o dentista realizar um leve desgaste nos dentes dos pacientes. Em alguns casos, o desgaste pode ser dispensado, mas isso nem sempre acontece. A aplicação das lentes não precisa ser realizada em todos os dentes do paciente, e o preço pode variar de acordo com o profissional, o consultório e o material utilizado.

Cuidados e contraindicações

Pacientes que apresentam algum tipo de problema odontológico como cáries, dentes enfraquecidos, doenças periodontais e gengivais e pacientes com bruxismo devem ter cautela e consultar um profissional de confiança para saber se a lente de contato bucal é indicada. Em relação aos cuidados e higiene, as lentes dentes ser escovadas normalmente, assim como aconteceria com os dentes regulares.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende lente de contato bucal: