lente de contato dental

Quando utilizar lente de contato dental

A colocação de lente de contato dental tem sido uma das alternativas mais práticas e simples para que os pacientes de clínicas odontológicas conquistem o chamado “sorriso perfeito”. A lente dental é uma espécie de revestimento (que pode ser fabricada em resina ou porcelana) que é aplicado sobre a superfície dos dentes e corrige pequenas imperfeições, como manchas, fissuras, dentes separados, e outras mais.

A lente de contato de dental possui uma espessura extremamente fina, por esse motivo é chamada dessa forma. Sua versatilidade e aparência extremamente natural fazem com que seja bastante popular entre os tratamentos odontológicos, mas, em alguns casos, a colocação das lentes não é recomendada. Pacientes que possuem dentes muito escurecidos, que sofrem com doenças periodontais ou mesmo com o bruxismo devem evitar a utilização das lentes.

Como a lente de contato dental é feita

Após o dentista e o paciente definirem que a utilização da lente de contato dental é a melhor alternativa, o próximo passo é a confecção de um molde do sorriso do paciente. Esse passo é importante para garantir que o encaixe das lentes e a sua aparência estarão adequados. O molde será enviado para outro especialista que confeccionará as lentes definitivas, que serão aplicadas nos dentes do paciente.

Para saber qual é o preço da lente de contato dental, o paciente deve entender que esse valor é definido considerando diferentes aspectos, como:

  • A localização da clínica;
  • O material utilizado na confecção;
  • A qualificação do dentista responsável;
  • A quantidade de lentes confeccionadas.

Mesmo que a colocação da lente de contato dental possui um valor mais elevado do que os tratamentos odontológicos mais convencionais, vale ressaltar que as lentes possuem excelente resistência e são altamente duráveis. Além disso, entregam ao paciente um resultado quase instantâneo e sem muitos transtornos, desde que a aplicação seja realizada em um local confiável, que possua uma boa infraestrutura.

Cuidados com a lente de contato

Para cuidar da lente de contato dental, as recomendações são as mesmas relacionadas ao cuidado com os dentes regulares. Os pacientes devem manter a escovação diária, especialmente após as refeições, utilizar fio dental e consultar o dentista regularmente. Essas medidas, além de garantirem a qualidade e a durabilidade das lentes, evitam o surgimento de problemas odontológicos mais graves, como é o caso da cárie e das doenças periodontais.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende lente de contato dental: