lente de contato dentário

O que é uma lente de contato dentário

A lente de contato dentário pode ser uma excelente alternativa para os pacientes odontológicos que apresentam alguns tipos de imperfeições nos dentes, como manchas e escurecimento, fissuras e desgaste, dentes pequenos e irregulares, entre outro. A lente atua como uma espécie de revestimento que é aplicado sobre a superfície dos dentes e promove uma prática e rápida melhoria no sorriso das pessoas.

A confecção da lente de contato dentário pode ser realizada com resina ou porcelana e o produto é feito sob medida para cada paciente, com o objetivo de oferecer um resultado extremamente eficiente e natural. Para que a fabricação e a aplicação da lente sejam realizadas com toda a segurança e qualidade, é fundamental que os pacientes busquem um dentista especializado e qualificado nesse tipo de serviço.

Vantagens e confecção da lente de contato dentário

A lente de contato dentário recebe esse nome pelo fato de ser bastante fina (semelhante a uma lente de contato ocular). Além disso, é possível pigmentá-la para que fique com a coloração desejada pelo dentista e pelo paciente, por esse motivo também é uma excelente opção para branquear o sorriso. Outras vantagens desse tipo de produto são:

  • Resistência;
  • Flexibilidade;
  • Durabilidade;
  • Naturalidade.

O primeiro passo para a colocação da lente de contato dentário é a análise da forma e da coloração ideal para cada paciente. O dentista deve levar em conta o formato do rosto, dos lábios e até a personalidade do paciente para definir como a lente deve ser. Também é necessária a confecção de um molde que será enviado para o protético que fará a lente definitiva seguindo essas orientações.

Como á a aplicação das lentes

Após a finalização da fabricação da lente de contato dentária, o dentista deve preparar os dentes do paciente para receber colagem. Para que a lente seja encaixada perfeitamente, muitas vezes é necessária a realização de pequenos desgastes nos dentes que irão receber a lente. Com o dente pronto, o profissional aplica um adesivo e, em seguida, faz a colagem da lente nos dentes desejados. Os cuidados com as lentes são os mesmos: escovação, uso de fio dental e consultas regulares ao dentista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende lente de contato dentário: