lente de contato para dentes

O que é uma lente de contato para dentes

Uma maneira prática e eficiente de promover a melhoria estética dos dentes é a utilização de lente de contato para dentes. Esse tipo de acessório atua como uma espécie de capa para os dentes que estão danificados e prejudicam o sorriso e a estética dos pacientes. As lentes de contato para os dentes podem ser confeccionadas com a utilização de resina ou de porcelana, conforme a indicação do dentista especializado.

Muitos pacientes buscam informações sobre lente de contato para dentes em sites e buscadores da internet, após tomarem conhecimento do produto com algum conhecido ou pela televisão. Antes de buscar a colocação das lentes, é importante consultar um dentista, que deve avaliar a saúde bucal do paciente, e entender melhor como funcionam as lentes e em quais situações ela é indicada ou não.

Indicações de uso da lente de contato para dentes

A colocação da lente de contato para dentes costuma ser indicada para os pacientes que apresentam:

  • Dentes pequenos e espaçados;
  • Dentes desgastados e fraturados;
  • Dentes escurecidos e manchados;
  • Dentes desalinhados e irregulares.

A confecção das lente de contato é realizada sob medida para cada paciente, com o objetivo de ser adaptada adequadamente ao formato dos dentes de cada pessoa. As lentes fabricadas com resina são mais baratas e fáceis de serem colocadas, já as lentes feitas de porcelana, apesar de mais caras, são extremamente resistentes e duráveis. Antes da colação das lentes, os dentes devem passar por um desgaste, possibilitando um melhor encaixe.

Em relação aos casos onde a colocação da lente de contato para dentes não é indicada, os mais comuns são os dentes com restaurações muito grandes, dentes com escurecimento excessivo, e pacientes que apresentam bruxismo, mas, em todos os casos, o dentista é que deve orientar os pacientes sobre a possibilidade ou não de utilizar as lentes ou sobre os tratamentos alternativos.

Procedimento irreversível

Apesar de ser uma ótima alternativa para promover a recuperação estética do sorriso dos pacientes, a utilização de lente de contato para dentes é um processo irreversível, que demanda cuidados no momento em que o paciente decide realiza-lo ou não. Além disso, ele pode ser mais caro do que uma restauração convencional e, em caso de fraturas, a restauração é mais difícil. Consulte um profissional de confiança para saber mais sobre os prós e contras desse tipo de tratamento.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende lente de contato para dentes: