lente de contato pro dente

Quando utilizar a lente de contato pro dente

A lente de contato pro dente é uma pequena lâmina, que pode ser fabricada em resina ou cerâmica, que é colocado nos dentes com o objetivo de corrigir algumas pequenas imperfeições que podem prejudicar o sorriso dos pacientes. Pequenas manchas, dentes desalinhados, pequenos e irregulares, dentes desgastados e com pequenas fissuras são alguns dos exemplos de problemas que podem ser camuflados com a lente contato.

A colocação da lente de contato pro dente deve ser indicada por um profissional confiável que, após avaliar a saúde bucal dos pacientes e entender as suas necessidades, deve confeccionar um molde dos dentes que receberão o acessório. Com o molde confeccionada, o dentista deve enviá-lo para o protético, que será o responsável pela fabricação de lente final, que será colado aos dentes regulares do paciente.

Como é colocada a lente de contato pro dente

Para realizar a colocação da lente de contato pro dente, o dentista deve preparar a superfície dos dentes realizando uma pequena raspagem ou desgaste, que facilita o encaixe adequado da lente. Após essa etapa, o dentista coloca um adesivo no dente para que, finalmente, a lâmina seja colada. Apesar de ser um procedimento seguro e com resultados satisfatórios, a colocação das lentes não é indica para pessoas com dentes muito enfraquecidos e desgastados, além de pacientes que apresentam casos de bruxismo (ranger e apertar dos dentes).

As principais características da lente de contato pro dente, que fazem desse acessório uma excelente alternativa para promover uma melhoria na estética bucal, são:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Maleabilidade;
  • Transparência.

Quando a lente de contato pro dente sofre algum tipo de dano a orientação é substituir a peça por outra em perfeitas condições. Além disso, o procedimento pode ser considerado irreversível, já que o desgaste provado nos dentes para a colocação da lente não pode ser desfeito. Por esse motivo, é importante que o paciente esteja seguro sobre a colocação da lente e que o procedimento seja realizado sob a orientação de um profissional experiente.

Manutenção das lentes

O valor cobrado pela lente de contato pro dente pode variar de acordo com o material utilizado e com a clínica escolhida pelo paciente, por isso, para evitar o aparecimento de novos problemas odontológicos e manter a peça conservada, os cuidados com a lente de contato e com os dentes regulares devem ser mantidos normalmente: escovação diária, consumo moderado de doces e visitas regulares ao consultório odontológico.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende lente de contato pro dente: