lentes de contato dentaria

O que são lentes de contato dentaria

As lentes de contato dentaria são uma excelente alternativa de tratamento para disfarçar e promover a correção de algumas imperfeições que podem atingir os dentes, como é o caso de manchas, escurecimento, pequenas fraturas e fissuras, entre outros. As lentes de contato podem ser fabricadas em resina ou porcelana, oferecendo uma solução rápida, prática e segura para restaurar a aparência e o sorriso dos pacientes.

Para que o dentista possa realizar a colagem das lentes de contato dentaria, o primeiro passo é avaliar as condições bucais dos pacientes. Caso seja diagnostica a presença de cáries e doenças periodontais, por exemplo, é preciso que sejam tratadas antes de colocação das lentes, que serão confeccionadas sob medida para cada paciente, respeitando os objetivos do tratamento e as características de cada pessoa.

Como funcionam as lentes de contato dentaria

As lentes de contato dentaria são finas camadas de um material laminado transparente. Após a avaliação, o dentista deve confeccionar um molde dos dentes do paciente, para que um protético (profissional especializado na confecção de próteses) possa fabricar as lentes que serão colocadas sobre as superfícies dos dentes. Essa fabricação é realizada sob medida, respeitando a escolha de coloração, formato e posicionamento das lentes, características determinadas pelo dentista em conjunto com o paciente.

As lentes de contato dentaria são utilizadas, principalmente, em casos onde é preciso corrigir questões como:

  • Dentes afastados;
  • Dentes escurecidos;
  • Dentes desgastados;
  • Dentes com tamanhos e formatos irregulares.

Vale ressaltar que, para a colocação e encaixe das lentes de contato dentaria, pode haver a necessidade de desgastar os dentes. Dessa forma, a utilização das lentes acaba sendo definitiva. Quando ocorre a quebra de uma das lentes, por exemplo, não é possível consertá-la ou retirá-la em definitivo, apenas substituí-la. Por esse motivo, é preciso que o paciente esteja consciente e seguro sobre a utilização desse material.

Cuidados com as lentes dentárias

Assim como ocorre com os dentes regulares, as lentes de contato dentaria devem ser higienizadas diariamente, com a utilização de escova, cremes dentais e fio dental. O consumo de alimentos com excesso de açúcar, corantes e pigmentos também deve ser realizado de maneira moderada pelos pacientes, com o objetivo de evitar o aparecimento de cáries, além das manchas que podem surgir nos dentes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende lentes de contato dentaria:



lentes de contato dentaria
lentes de contato dentaria