lentes de contato estética

Quando utilizar lentes de contato estética

A utilização de lentes de contato estética é uma maneira prática e segura para promover correções em dentes que estão danificados com fissuras, ou que possuem pequenas imperfeições como manchas, formatos irregulares, tamanhos desproporcionais, espaçamento, entre outros. Esse tipo de revestimento possui um excelente resultado e proporciona aos pacientes uma aparência bastante natural.

A confecção das lentes de contato estética é realizada sob medida, ou seja, cada paciente recebe um produto personalizado, que possui características como coloração, tamanho e formato que foram definidas previamente e em conjunto pelo dentista e pelo paciente, respeitando as expectativas de cada pessoa. Com uma espessura extremamente fina, o produto é semelhante a uma lente de contato ocular.

Colocação das lentes de contato estética

As lentes de contato estética são um tipo de tratamento bastante eficiente e que oferecem diversas vantagens aos pacientes, como:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Flexibilidade;
  • Naturalidade.

O primeiro passo para a colocação das lentes de contato estética é a avaliação do paciente, onde o dentista deve definir quais serão as características que as lentes devem possuir. Em seguida, o profissional confecciona um molde, baseada nessas informações estéticas e no formato e tamanho da arcada dentária do paciente. Posteriormente, o molde é enviado para um profissional especializado na confecção de próteses e lentes dentárias, para que o produto final seja fabricado.

Para promover o encaixe preciso das lentes de contato estética, o dentista deve promover um pequeno desgaste nos dentes do paciente. Em alguns casos, o desgaste pode ser dispensado, mas apenas o dentista pode definir a necessidade ou não desse processo. Após a preparação do dente, o profissional aplica um tipo de adesivo próprio para procedimentos odontológicos e as lentes são aplicadas sobre a superfície dos dentes.

Quando não utilizar as lentes

Apesar da sua eficiência e ótimos resultados, as lentes de contato estética não devem ser utilizadas em todas as situações. Em casos onde os pacientes possuem dentes muitos fragilizados, com um grau de escurecimento muito alto, assim como pacientes que sofrem com bruxismo, por exemplo, a utilização das lentes de contato não é indicada, pois pode piorar os quadros ou então ser danificada de alguma forma.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende lentes de contato estética:



lentes de contato estética
lentes de contato estética