lentes de contato odontologia

Lentes de contato odontologia: quando utilizar?

A utilização de lentes de contato odontologia permite que os dentes resolvam de uma forma rápida e prática alguns problemas e imperfeições estéticas que possam atingir os dentes dos pacientes e prejudicar a qualidade do sorriso dessas pessoas. Questões como dentes manchados, fissurados e espaçados, dentes pequenos e com formatos irregulares, por exemplo, podem ser resolvidas com a aplicação das lentes.

As lentes de contato odontologia são uma espécie de revestimento, feito de materiais como a resina e a porcelana, que é aplicado sobre a superfície dos dentes, promovendo melhorias estéticas muito naturais. Para definir o melhor tipo de lentes e em quais dentes elas serão aplicadas, os pacientes devem realizar uma consulta com um dentista especializado, para que o profissional possa avaliar o caso e definir como será realizado o procedimento.

Confecção e cuidado com lentes de contato odontologia

As lentes de contato odontologia são confeccionadas seguindo as orientações relacionadas ao formato, ao tamanho e a coloração, características que são discutidas previamente entre o paciente e o dentista. Após a definição sobre a aparência das lentes, o dentista confeccionada um molde que servirá de base para a fabricação individual das lentes definitivas. Em alguns casos, para que a lente seja encaixada perfeitamente, o dentista pode realizar um leve desgaste nos dentes, antes da colagem.

De forma resumida, o processo de renovação do sorriso utilizando as lentes de contato odontologia envolve as seguintes etapas:

  • Avaliação do paciente;
  • Confecção de um molde;
  • Preparo dos dentes;
  • Colocação das lentes definitivas.

Para cuidar das lentes de contato odontologia, os pacientes devem seguir as orientações básicas de higiene bucal, que envolvem a escovação diária com produtos específicos, uso de fio dental, consumo moderado de alimentos açucarados (causadores de cáries) e alimentos e bebidas que possuem corantes e pigmentos (que ocasionam manchas e o escurecimento dos dentes, e consultar o dentista regularmente.

Como garantir a segurança do paciente

O tratamento odontológico realizado com a utilização de lentes de contato odontologia pode ser mais caro do que o convencional, especialmente em casos onde a lente é fabricada com porcelana. Apesar disso, é preciso ressaltar que esse tipo de material é altamente resistente e durável, vantagens importantes nesse tipo de procedimento. Além disso, os pacientes devem lembrar que, caso uma clínica cobre um valor muito mais baixo, é fundamental pesquisar sobre a reputação do local, para evitar transtornos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende lentes de contato odontologia:



lentes de contato odontologia
lentes de contato odontologia