lentes de porcelana dental

Lentes de porcelana dental renovam o sorriso

No segmento odontológico, as lentes de porcelana dental são utilizadas para promover a correção de pequenas imperfeições nos dentes. Muitos pacientes apresentam dentes como manchas ou muito espaçados, dentes fissurados ou que são muito pequenos ou com formatos irregulares, entre outros. Nesses casos, as lentes atuam como um revestimento que pode corrigir ou camuflar essas questões estéticas.

As duas principais vantagens que as lentes de porcelana dental oferecem aos pacientes, além da naturalidade dos resultados, são a durabilidade e a resistência, especialmente contra danos e manchas. Essas características são muito importantes para produtos como esse e, além disso, acabam compensando o preço das lentes de porcelana, que costumam ser mais caras dos que as lentes feitas de resina, por exemplo.

Aplicação das lentes de porcelana dental

Para que o sorriso dos pacientes seja renovado com a utilização de lentes de porcelana dental, é preciso passar por algumas etapas importantes:

  • Avaliação do paciente;
  • Definição das características das lentes;
  • Confecção de moldes das lentes;
  • Fabricação das lentes definitivas;
  • Preparo dos dentes;
  • Colagem das lentes.

Durante a avaliação, o dentista analisa a saúde bucal do paciente em busca de problemas como cáries e dentes enfraquecidos, que podem inviabilizar a colocação das lentes de porcelana dental. Após a avaliação, caso o paciente esteja apto, é hora de definir o tamanho, o formato e a coloração das lentes. Em seguida, o dentista deve confeccionar um molde para pré-visualizar as peças e servir como base para a fabricação das lentes definitivas.

Com as lentes de porcelana dental prontas, o dentista deve preparar os dentes para a colagem das lentes. O preparo consiste, na maioria dos casos, em um leve desgaste na superfície dos, com o objetivo de proporcionar um encaixe perfeito e sem irregularidades das lentes sobre os dentes. Após o preparo, o dente recebe uma cola especial e o profissional cola as lentes, uma por uma, nos dentes do paciente.

Procure um profissional de confiança

Em relação ao preparo dos dentes, um diferencial das lentes de porcelana dental em relação aos outros modelos, é o fato de exigir um desgaste mínimo e, em alguns casos, nulo. Apesar disso, é preciso que os pacientes considerem que o procedimento deve ser realizado por um profissional experiente e qualificado, que saiba os limites para que o desgaste não seja excessivo e acabe prejudicando a estrutura dos dentes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende lentes de porcelana dental: