tratamento facial

O que é tratamento facial e para que serve

Os sinais do tempo na pele são praticamente impossíveis de serem controlados, mas é possível minimizá-los com a realização de algum tipo de tratamento facial, que pode ser feito em uma clínica estética especializada, ou mesmo em um consultório dermatológico. O objetivo desse tipo de procedimento é promover o rejuvenescimento da pele, suavizando sinais como rugas, linhas de expressão, manchas e cicatrizes, olheiras, bigode chinês, entre outros.

Para saber com exatidão qual é o melhor tipo de tratamento facial para cada pessoa, é preciso que o profissional (um dermatologista ou esteticista qualificado) possa avaliar o paciente em relação ao tipo de pele e a profundidade das marcas. Após a avaliação clínica, o procedimento poderá ser definido de acordo com os resultados esperados e as condições de saúde apresentadas pelo paciente.

Tipos de tratamento facial mais comuns

É possível encontrar nos segmentos estético e dermatológico uma série de diferentes tipos de tratamento facial, cada um deles indicado para uma situação específica e fazendo uso de produtos e equipamentos altamente qualificados, novas tecnologias e técnicas cada vez mais modernas, oferecendo excelentes resultados. Apesar disso, é possível dizer que os mais comuns entre eles continuam sendo:

  • Limpeza de pele;
  • Peeling facial;
  • Lifting facial;
  • Botox;
  • Preenchimento facial.

A limpeza de pele é um tratamento facial que tem como objetivo promover a renovação das células e eliminar as impurezas. O peeling, por sua vez, promove uma descamação controlada da pele, utilizando métodos físicos ou substâncias químicas. Já o lifting facial é um procedimento cirúrgico que promove o rejuvenescimento da face promovendo a retirada do excesso de pele e o levantamento dos músculos.

Em relação ao botox e os preenchimentos faciais, o objetivo é eliminar e suavizar rugas e linhas de expressão, corrigir a pigmentação de manchas e devolver o volume da pele. O botox é realizado através da aplicação de toxina botulínica, já os preenchimentos costumam ser realizados com a aplicação de ácido hialurônico e gordura autógena (retirada do próprio paciente), substâncias seguras e que possuem baixo risco de rejeição.

Cuidados após o tratamento facial

Após a realização de algum tipo de tratamento facial, os pacientes devem evitar a exposição solar, que pode facilitar o aparecimento de novas manchas. Sintomas como inchaço, vermelhidão e sensibilidade podem ser observados logo após os procedimentos, mas devem durar poucos dias. Para garantir a durabilidade dos resultados, hábitos como alimentação balanceada, uso de proteção solar e eliminar o hábito de fumar devem ser adotados.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento facial: